Bem antes da Emancipação Política do nosso município, já existia uma banda de música. Então dirigida por seu Augusto Tomaz, tendo como componentes, seus filho Augusto Tomaz, Sr. Pedro Tomaz, Sr. Lazaro Oliveira, Sr. Antônio do Espírito Santo, Sr. Honório e vários outros abnegados músicos que colaboraram com ele.
Após a Emancipação de nossa cidade. Era o prefeito municipal, Sr. Gustavo Martins, vindo trabalhar como funcionário da prefeitura o Sr. José Nunes um grande musico, que colaborou tornando-se professor e ensinando várias pessoas, sendo eles os senhores Aurélio Dutra, Pedro Campos e outros. Melhorando assim a corporação que muita dedicação abrilhantava nossas festas religiosas, solenidades cívicas e ainda se apresentando em circos e cavalinhos e touradas, deixando entrar de graça quem levasse à pasta de partituras fazenda a banda assim parte da banda.
Em 1958, o então vigário da nossa paróquia, Monsenhor José Alves Vilaça, amante da música colaborou para eu a corporação fosse regularizada como o nome de Lira Musical Santa Cecília (Padroeira dos Músicos). A Prefeitura Municipal providenciou um local para ser a sede da Banda.
Sr. Ulisses Tomaz de deslocou até a Cidade de Divinópolis, para comprar tecidos para que fossem confeccionados os uniformes. Por um descuido fatal, ele foi atropelado por um ônibus vendo a falecer. Em sua homenagem a Banda passou a se chamar Lira Musical Ulisses Tomaz.
Na gestão do Sr. Isaias Gonçalves Lage, foi contratado como maestro o Sr. Aurélio Dutra que com grande competência chegou a formar mais de 60 pessoas, entre os mais velhos e jovens.
Por escassez de emprego muitos tiveram que deixar a cidade e alguns dos mais velhos faleceu. Nossa banda hoje é formada por poucos elementos, que ainda cumprem seu dever com abnegação, força de vontade e entusiasmo, abrilhantando nossas festas e solenidade cívica.