CASA DE CULTURA ANTÔNIO CARLOS DE CARVALHO
Casa de Cultura Antônio Carlos de Carvalho, situado na Praça Joaquim Ferreira de Aguiar 62, Centro de Santo Antônio do Amparo MG. Bem imóvel Construída em 1924, por seu proprietário Sr. Francisco Ribeiro de Paiva. A Casa de Cultura Antônio Carlos de Carvalho foi tombado pelo município em 18 de Outubro de 2001. Bem inscrito no livro de Tombo em 01 de Abril de 2002. Em 1947 Alípio Ferreira de Aguiar Presidente do PSD, recebeu a visita de JK na casa de Cultura. A casa foi visitada também pelo ministro da Cultura, Francisco Welfort. Ao longo do período, tem recebido vários deputados federais, estaduais e diversas autoridades.
PATRONOMO ANTÔNIO CARLOS DE CARVALHO
Filho de Antônio Carlos Ferreira e de Lídia Amélia de Carvalho, Antônio Carlos de Carvalho nasceu a 18-01-1874, na Fazenda velha do Município de Bom Sucesso. Foi batizado em 07 de Março daquele ano, em Santo Antônio do Amparo, terra de sua mãe, sendo seus padrinhos Martinho de Freitas Mourão.
Seu avô paterno, Miguel Carlos de Souza Silveira, era o proprietário das Fazendas da Pedra do Urubu e do Morro Grande, em Bom Sucesso, das quais Antônio Carlos Ferreira tornou-se senhor. Casado com Francelina Deolina Gomes, neta da Jangada, Miguel Carlos era homem sistemático, hipocondríaco e de difícil convívio. Daí o casal ter optado por uma separação amigável, na qual D. Francelina ficou residindo na chácara que possuía na cidade de Bom Sucesso, enquanto seu marido ficava na fazenda.
Assim, do avô paterno de Antônio Carlos de Carvalho- Miguel Carlos- adveio o sobrenome Carlos; de sua avó paterna- Francelina – o sobrenome Ferreira da “Jangada”; e de seu bisavô materno- Antônio o sobrenome Carvalho. O Carlos era de Bom Sucesso e o Carvalho era de Santo Antônio do Amparo.
Antônio Carlos de Carvalho foi um dos homens mais lúcidos e bem sucedidos do seu tempo, tanto como chefe de família como empresário e político. Dinâmico, traquejado e de boa visão, superou a sua pouca escolaridade com uma aguçada inteligência e uma preocupação constante em manter se bem informado e atualizado. Esta preocupação vinha desde os tempos de bom destino, quando religiosamente lhe chegava, via a Estação da Pedra Negra, o Jornal Rio de Janeiro.
Pioneiro do Cooperativismo fundou em 1913 e presidiu a Cooperativa Pastoril do Oeste de Minas, com sede em Oliveira, entidade que congregou pecuaristas de vasta região, abrangendo inclusive Bom Sucesso, SAA, Lavras. Esta cooperativa se fez necessária para contrapor o monopólio, então existente na distribuição de carne Rio de Janeiro.
BEM TOMBADO
BEM TOMABADO: EM 2004 DECRETOS Nº 602/2002
DOSSIÊ ENVIADO AO IEPHA EM 2003/2004. APROVADO EM 2004
LOCALIZAÇÃO: PRAÇA JOAQUIM FERREIRA DE AGUIAR Nº 62 CENTRO
SANTO ANTONIO DO AMPARO MG
LEI INSTITUIDA PELA LEI Nº 1015 DE 01 DE ABRIL DE 1993
TENDO COMO SEU PRIMEIRO PRESIDENTE NELSON AGUIAR PAIVA
(Fonte. Biografias da Casa da Cultura)